Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Saturday, July 13, 2013

Consagração total à Virgem Maria pelo método de São Luís Maria de Monfort


A consagração total à Santíssima Virgem, pelo método de São Luís Maria de Monfort, é um caminho rápido e seguro de santificação e, por isso, um caminho rápido e seguro que nos leva a Jesus Cristo e à salvação que Ele alcançou para nós. A consagração não dispensa o nosso esforço para vencer as dificuldades e para corresponder à vontade de Deus, porém, é um caminho mais fácil de santificação e de alcançar a salvação. Unidos a Virgem Maria, que está sempre connosco para nos ajudar, estaremos mais unidos a Jesus. Ainda que soframos alguma queda, Ela nos ajuda a levantar e a continuar no caminho que conduz a Cristo e, com Ele, a Salvação.
(A princípio, a consagração total a Maria, de que nos fala o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, pode parecer contrária ao catolicismo, pois este tem Cristo como centro. Porém, São Luís deixa claro no Livro que a consagração à Virgem não se opõe à fé em Jesus e na Igreja, mas, ao contrário, nos leva a viver com fidelidade os mandamentos da lei de Deus. Quem faz a consagração, segundo o Tratado, compromete-se a ser fiel às promessas do baptismo, ou seja, a renunciar ao mal e ao pecado, e viver a vida nova em Cristo. Esta entrega total de tudo nas mãos de Maria, será uma ajuda para viver essa vida nova, pois Ela tudo entregará nas mãos do Filho, que nos fortalecerá na graça.)

Ave Maris Stella


Ave Maris Stella é um hino litúrgico de origem desconhecida. Pode ser datado no mínimo do século IX, pois consta do Codex Sangallensis, manuscrito do século IX hoje no Mosteiro Suíço de St. Gallen. Sua presença no Codex sugere que tenha sido composto possivelmente no século VIII. É frequentemente atribuído a São Bernardo de Claraval (1090-1153) e foi algumas vezes atribuído ao Rei Roberto (1031), mas ambos são demasiado tardios para o terem composto. Também foi atribuído a Venantius Fortunatus (+ 609) e Paulo Diácono (+ 787). É encontrado em velhos códices do Ofício Divino de Vésperas nas festas Marianas. Ainda hoje está em uso no Ofício Divino e no Pequeno Ofício de Nossa Senhora. (Traduzido de Preces Latinae ).

Ave, do mar Estrela
De Deus mãe bela,
Sempre virgem, da morada
Celeste Feliz entrada.

Ó tu que ouviste da boca
Do anjo a saudação;
Dá-nos a paz e quietação;
E o nome da Eva troca.

As prisões aos réus desata.
E a nós cegos alumia;
De tudo que nos maltrata
Nos livra, o bem nos granjeia.

Ostenta que és mãe, fazendo
Que os rogos do povo seu
Ouça aquele que, nascendo
Pos nós, quis ser filho teu.

Ó virgem especiosa,
Toda cheia de ternura,
Extintos nossos pecados
Dá-nos pureza e bravura,

Dá-nos uma vida pura,
Põe-nos em vida segura,
Para que a Jesus gozemos,
E sempre nos alegremos.

A Deus Pai veneremos:
A Jesus Cristo também:
E ao Espírito Santo; demos
Aos três um louvor: Amém.

Ave Maris Stella - Grieg (St. John's College Choir.)

Wednesday, July 10, 2013

A vontade divina


«Toda a alma que queira viver
em contacto com Ele,
deve viver também esta máxima
[Pai seja feita a tua vontade e não a minha ].
A vontade divina
deve ser o seu alimento,
o seu pão quotidiano,
deve deixar-se imolar
por todas as vontades de Deus
à imagem do seu Cristo adorado.»

Beata Isabel da Trindade,
Último Retiro


Meu Pai,
quantas vezes Te digo,
“seja feita a Tua Vontade,
assim na terra como no céu”,
quantas vezes a deixo de cumprir,
porque me parece muito difícil,
porque me pede o perdão, a entrega,
a gratuidade, o diálogo, a compaixão,
a solidariedade, a abertura ao outro
porque não me apetece fazê-la,
e tento mudá-la,
convencendo-me a mim mesmo
de que a minha é mais razoável…
Meu Pai, dá-me o desejo forte
de Te fazer feliz com as minhas acções,
a Ti que me fazes feliz em cada dia,
com todos os dons que me dás e,
um dia,
a vida eterna, que “ganhaste” para mim,
com tanta dor,
porque me amas infinitamente!
Ajuda-me Pai,
pois sou fraco.


 (via "Carmelitas")

Monday, July 08, 2013

Novena de Nossa Senhora do Carmo


A Sagrada Escritura exalta a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel e no Deus vivo. Aí, junto à fonte que tomou o nome do profeta, estabeleceram-se, pelos fins do século XII, alguns eremitas que construíram um oratório em honra da Mãe de Deus, escolhendo a como sua padroeira e titular.

A comemoração solene, celebrada em diversos lugares, já no século XIV, propagou-se pouco a pouco, por toda a Ordem como sinal de gratidão dos “Irmãos” pelos inumeráveis benefícios concedidos pela Santíssima Mãe de Deus a “sua família”.

Não se pode compreender o Carmelo sem a presença viva de Maria. Ela é mãe e irmã que caminha conosco nas estradas do mundo. É a peregrina e a Virgem da esperança que não permite o desânimo em nós. Modelo da nossa vida contemplativa, ela nos ensina a acolher, a meditar e a conservar a palavra de Deus no Coração.
 
Oh! Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo Profeta Elias na nuvenzinha que subia do mar, depois transformada em chuva copiosa, derramai sobre toda a humanidade as graças de vosso Coração Imaculado e convertei aos pobres pecadores.
Ave-Maria.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

Oração Final:
Bendita e Imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, Vós que tratais com bondade inteiramente especial aqueles que se vestem do vosso amadíssimo Hábito, volvei sobre mim também um olhar propício e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção.
Pelo vosso poder fortificai a minha fraqueza; pela vossa sabedoria esclarecei as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Ornai a minha alma com as virtudes que me faça agradável ao vosso Divino Filho e a Vós.
Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte pela vossa amável presença à Santíssima Trindade, como vosso Filho dedicado para Vos louvar e bendizer eternamente no paraíso. Amém.

(A festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada a 16 de Julho)