Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Friday, December 14, 2012

Tú eres mi lampara (Salmo 18, 29 - 30)

Oração da alma enamorada

«Quem se poderá livrar destes modos e baixos termos
se não sois Vós, meu Deus, a erguê-lo para Vós
em pureza de amor?
Como se elevará até Vós o homem gerado e criado em baixezas,
se não sois Vós, Senhor, a deitar-lhe a mão com que o fizestes?
Meu Deus,
não me ireis roubar o que me destes um dia no vosso único Filho, Jesus Cristo, no qual me destes tudo quanto quero; por isso, espero e confio em que não tardarás.
E porquê tanta demora, se já podes amar a Deus no teu coração?
Os céus são meus e a terra é minha.
Os povos são meus; meus são os justos e os pecadores.
Os anjos são meus, a Mãe de Deus é minha, e minhas são todas as coisas.
O próprio Deus é meu e para mim,
porque Cristo é meu e todo para mim.
Então, que pedes e procuras alma minha?
Tudo isto é teu e para ti.
Não te rebaixes nem olhes às migalhas que caem da mesa do teu Pai.»
Sai para fora e gloria-te na tua glória;
esconde-te nela e goza,
pois alcançarás o que o teu coração deseja.»

 
S. João da Cruz, Oração da alma enamorada


Wednesday, December 12, 2012

«Sou manso e humilde de coração»


São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja - Homilia em memória de São Basso, 2


Ainda hoje Cristo é para nós um Mestre cheio de doçura e de amor. [...] Vede como Ele age. Mostra-Se compassivo para com o pecador que, no entanto, merece as Suas censuras. Aqueles que provocam a Sua cólera deveriam ser aniquilados, mas Ele dirige aos homens culpados palavras cheias de doçura: «Vinde a Mim, tornai-vos Meus discípulos, porque sou manso e humilde de coração». Deus é humilde; o homem é orgulhoso. O juiz mostra-se clemente; o malfeitor arrogante. O artesão profere palavras de humildade; a argila discorre à maneira de um rei (cf Is 29,16; 45,9). «Vinde a Mim, tornai-vos Meus discípulos, porque sou manso e humilde de coração». Ele não traz o chicote para castigar, mas o remédio para curar.

Pensai na Sua bondade inexprimível. Recusareis o vosso amor ao Mestre que nunca castiga e a vossa admiração ao juiz que defende o culpado? As Suas palavras tão simples não vos podem deixar insensíveis: «Sou o Criador e amo a Minha obra; sou o artesão e cuido daquele que formei» (cf Gn 2,7). Se me preocupasse somente com a Minha dignidade, não levantaria o homem caído. Se não tratasse a sua doença incurável com remédios adequados, ele nunca poderia recuperar a saúde. Se não o confortasse, ele morreria. Se apenas o ameaçasse, ele pereceria. Ele jaz no solo, mas vou aplicar nele o bálsamo da bondade (cf Lc 10,34). Compadecido, baixo-Me para o ajudar a levantar-se. Aquele que se mantém de pé não poderá levantar um homem caído no chão sem se inclinar para lhe estender a mão. «Vinde a Mim, tornai-vos Meus discípulos, porque sou manso e humilde de coração.»