Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Sunday, July 31, 2011

Rezar com o coração

Rezar com o coração é rezar com amor, confiança, abandono e concentração. 
- Medjugorje: 


« Rezemos com o coração constantemente, com os lábios de vez em quando. O próprio Jesus ensinou-nos a oração do Pai Nosso, tão pequena e tão completa.

Não recitemos a nossa oração, rezemo-la. É a alma que deve comandar os nossos movimentos. É a nossa alma que deve dobrar os nossos joelhos, inclinar o nosso corpo, juntar as nossas mãos, baixar as nossas pálpebras, ou mergulhar o nosso olhar no Céu. É a alma que, subindo até Deus, arrasta consigo todo o ser.

Rezar é o mais importante, o mais imperioso dos deveres ! Portanto rezemos, e que todas as nossas orações, os nossos cânticos, saiam dos nossos corações como flechas inflamadas de amor..
 

A oração do coração

Encontramos a melhor formulação da oração nas palavras do místico russo Teófano: "Rezar é descer com a mente ao coração e ali ficar diante do Senhor, omnipressente, omnividente dentro  nós".  Como é que nós que não somos monges nem vivemos no deserto, praticamos a oração do coração? 
A resposta a essa pergunta está na formulação de uma disciplina definitiva, uma regra de oração. As características da oração do coração que nos ajudam a formular essa disciplina:
  1. A oração do coração alimenta-se de orações breves e simples.
  2. A oração do coração é incessante.
  3. A oração do coração inclui tudo.
  4. Alimenta-se de Orações Breves
No contexto de nossa cultura verbosa, é significativo ouvir os monges do deserto aconselhando-nos a não usar palavras em excesso:
«"Perguntaram ao aba Macário: 'Como se deve rezar?' O ancião respondeu: 'Não há, em absoluto, necessidade de fazer longos discursos; basta estender a mão e dizer: Senhor, como queres e como sabes, tem misericórdia. E se o conflito ficar mais ameaçador, dizer: Senhor, ajuda. Ele sabe muito bem do que precisamos e nos mostra sua misericórdia.»
- Henri Nouwen