Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Tuesday, March 19, 2013

Homilia do Santo Padre na Missa de inauguração do pontificado

Homilia

Solenidade de S. José

«Tomei por advogado e senhor
ao glorioso São José
e encomendei-me muito a ele.
Vi claramente que,
tanto desta necessidade
como de outras maiores
de honra e perda de alma,
este Pai e Senhor meu me tirou
com maior bem do que eu lhe sabia pedir.
Não me recordo até agora
de lhe ter suplicado coisa
que tenha deixado de fazer.»

Santa Teresa de Jesus, Vida 6,3

Sunday, March 17, 2013

Primeiro Angelus pelo Papa Francisco

A conversa pessoal, de tu a tu

Quando vejo como algumas pessoas entendem a vida de piedade, o convívio de um cristão com o seu Senhor, e dela me apresentam uma imagem desagradável, teórica, feita de fórmulas, repleta de lengalengas sem alma, que mais favorecem o anonimato do que a conversa pessoal, de tu a tu, com o nosso Pai Deus – a autêntica oração vocal nunca admite o anonimato – recordo aquele conselho do Senhor: 
nas vossas orações, não useis muitas palavras, como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavras. 
Não os imiteis, porque o Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de que vós lho peçais. 

E comenta um Padre da Igreja: 
penso que Cristo manda que evitemos as orações longas; longas, porém, não quanto ao tempo, mas quanto à multiplicidade interminável de palavras... O próprio Senhor nos deu o exemplo da viúva que, à força de súplicas, venceu a renitência do juiz iníquo; e o daquele importuno que chegou a desoras, à noite, e pela sua teimosia, mais do que pela amizade, conseguiu que o amigo se levantasse da cama (cfr. Lc XI, 5–8; XVIII, 1–8). 
Com esses dois exemplos manda-nos que peçamos constantemente, não compondo orações intermináveis, mas antes contando-lhe com simplicidade as nossas necessidades.

De qualquer modo, se ao iniciar a vossa meditação não conseguis concentrar a atenção para conversar com Deus, se vos sentis secos e a cabeça parece que não é capaz de ter sequer uma ideia ou se os vossos afectos permanecem insensíveis, aconselho-vos o que tenho procurado praticar sempre nessas circunstâncias: 
ponde-vos na presença do vosso Pai e dizei-Lhe pelo menos: "Senhor, não sei rezar, não me lembro de nada para Te contar!"
... e estai certos de que nesse mesmo instante começastes a fazer oração. 

São Josemaría

(Amigos de Deus, 145).