Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Saturday, February 04, 2012

Ou Santos ou nada!

"Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48).
O nosso caminho é a santidade. Fomos criados à imagem de Deus. Precisamos de ter a “cara” do Pai.  Essa é a obra do Espírito Santo em nós.

Se você guardar um frasco de perfume vazio e, depois de algum tempo, abri-lo, sentirá ainda a fragrância, pois o frasco ficou impregnado com o aroma.

É por isso que o Senhor nos encheu com o Espírito Santo, para nos impregnar da santidade de Deus. Não é a nossa santidade, nem a nossa perfeição, mas a do Senhor. Ele tem o direito de nos impregnar da Sua santidade e perfeição. É preciso dar a Deus o direito de ser Deus em nós.

Deus Pai tem o direito de nos transformar à Sua imagem. Ele nos deu o Espírito Santo para colocar em nós a Sua santidade. Por isso é preciso sermos “renovados pela transformação espiritual da nossa inteligência” e renunciarmos ao conceito errado de que não merecemos ser santos;
que não somos dignos, que isso não é para nós, que não somos capazes. Precisamos de cumprir a Sua ordem: “Sede santos, pois eu sou santo.”

"Ou Santos ou nada!"

Isso parece algo impossível, mas, ao contrário, no momento em que você permite, a graça acontece.
No mundo espiritual é fácil ser santo. Tão fácil quanto conceber um filho.
É deixar Deus, pelo Seu Espírito, injetar em nós a Sua santidade.
Ou renovamos, sem cessar, os sentimentos da nossa alma e assumimos:
“Quero ser santo”, como quem rema contra a correnteza deste mundo corrompido, lutando cada dia para alcançar a santidade, ou somos levados pela enxurrada desse rio sujo e poluído.
Para isso precisamos de viver o “ou santos ou nada”.


Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Wednesday, February 01, 2012

A Tua presença amorosa

«Para onde quer que vá estou com Ele,
 e consolo-me nos passeios
 com a ideia de que onde os outros O esquecem
 eu ao menos O adoro e O amo,
 ainda que a minha adoração e amor
 sejam demasiado indignos para o que Ele merece».

Santa Teresa dos Andes, Cartas 46

Senhor, para onde quer que eu vá,
 Tu lá estás, comigo,
 bem no centro da minha alma.
 Concede-me a graça e o dom da oração contínua,
 para poder experimentar, sempre,
 a Tua presença amorosa, que me invade e consola.

("Carmelitas")

Monday, January 30, 2012

"corramos atrás do seu perfume"

 «Jesus voltou para o barco e o homem que fora possesso suplicou-Lhe que o deixasse andar com Ele. Não Lho permitiu»

 A verdadeira, a única perfeição, não é ter este ou aquele tipo de vida, é fazer a vontade de Deus; é ter a vida que Deus quer, onde Ele quer, e vivê-la como Ele próprio a viveria. Quando Ele nos permite escolher, então sim, procuremos segui-l'O passo a passo o mais exactamente possível, partilhar a Sua vida tal como ela foi, como os apóstolos o fizeram ao longo da Sua vida e após a Sua morte: o amor leva-nos a imitá-l'O. Se Deus permite esta escolha, esta liberdade, é precisamente porque quer que abramos as nossas velas ao vento do amor puro e, empurrados por ele, «corramos atrás do seu perfume» (Ct 1,4 LXX), em imitação perfeita, como São Pedro e São Paulo. [...]
 
 E se um dia Deus quiser tirar-nos, por algum tempo ou para sempre, deste caminho tão belo e tão perfeito, não nos perturbemos nem nos surpreendamos. Os Seus desígnios são insondáveis: poderá fazer por nós, a meio ou no fim da caminho, o que fez ao geraseno no início. Obedeçamos, façamos a Sua vontade [...], andemos por onde Ele quiser, levemos a vida que a Sua vontade designar. Mas aproximemo-nos d'Ele com todas as nossas forças em toda a parte, e vivamos todas as situações, todas as condições, como Ele próprio as teria vivido, comportando-nos como Ele Se teria comportado se, pela vontade do Pai, Se tivesse encontrado na situação em que nós nos encontramos.

Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara
 Meditações sobre os Evangelhos, n°194 (do "Evangelho Quotidiano")