Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Thursday, January 03, 2013

Festa do Santíssimo Nome de Jesus

História e significado do Santo Nome


No caminho para a capela na qual São Filipe orava, em Monte Spaccato, percebem-se algumas inscrições reproduzidas na pedra ao lado do atalho: círculos com a inscrição YHS. Elas foram reproduzidas pelo próprio São Bernardino, pois era sua missão proclamar o Nome de Jesus, e foi daquela forma que ele abreviou o Nome Santo, embora outros o tenham substituído pela forma mais familiar IHS. O nome “Jesus Cristo” foi-nos dado em grego, e pode ser escrito em letras maiúsculas gregas deste modo: IHCOYC XPICTOC Durante séculos, a forma padrão de abreviar este nome foi usar simplesmente a primeira e a última letras, IC XC, como se encontra na maioria dos ícones orientais. São Bernardino, no começo do século 15, mudou tudo, escolhendo usar as duas primeiras letras com a última, portanto IHC e XPC. A letra grega “c” é na verdade um “s”, então era natural escrever IHS XPS, forma na qual o Nome Santo se tornou muito familiar. Mas por que São Bernardino quis inserir o “h” (que é, na verdade, um “e”)? E por que mudar o “i” em “y”, uma letra não usada em italiano nem em latim? A resposta é que estudiosos cristãos cabalísticos deram atenção ao facto de que o Nome de Jesus, na sua forma original hebraica, contém as quatro letras no Nome Impronunciável de Deus revelado no Antigo Testamento. Com o acréscimo de duas letras hebraicas extras, torna-se pronunciável o Nome Impronunciável. 

O Nome revelado a Moisés no Êxodo (Ex 3) é apropriadamente escrito apenas com consoantes, YHWH. De acordo com uma tradição de 3.000 anos, não é permitido tentar pronunciá-lo, e ninguém realmente saberia como fazê-lo, mesmo se pudesse ser feito. Isso porque o Nome, YHWH, não é simplesmente um nome como outro qualquer: ele tem um significado, que é: o nosso Deus é Aquele que É, o único Ser essencial, o “fundamento do nosso ser”. Nós apenas existimos por causa Dele. O Nome Inefável expressa que: Ele É e Ele Será. Revelando o Seu Nome a Moisés, Deus revelou algo absolutamente essencial sobre Ele e sobre a Sua relação com o Seu povo. Os deuses de outras nações têm nomes comuns como qualquer pessoa, Moloch ou Astarte, Diana ou Baco. Estes nomes dizem-nos algo sobre as pessoas que os usam, mas não muito... São realmente nomes comuns que muitas pessoas poderiam usar, o próprio São Paulo mesmo enumerou um Apolo e um Dionísio entre seus amigos.

O Nome de Deus é diferente. Mas, o Nome tornou-se um nome humano, pelo acréscimo das letras hebraicas ‘shin’ e ‘ain’ às quatro originais, produzindo Yehoshuwah; a forma hebraica do nome que conhecemos por JESUS. Assim o Nome Divino se torna um nome humano, o inacessível e impronunciável se torna próximo e familiar. Assim Deus se torna um de nós, e o Nome realmente é “Emanuel – Deus connosco”.

Tuesday, January 01, 2013

Ave o theotokos, ave ó Mãe de Deus

Que Jesus seja verdadeiramente o Rei

«Neste Novo Ano que Deus nos dá,
para nos santificar e nos unir mais a Ele,
façamo-l'O crescer em nossas almas,
guardemo-l'O só e separado;
que seja verdadeiramente o Rei.
E nós, desapareçamos, esqueçamo-nos,
sejamos somente o "louvor da Sua glória"...
Desejo-lhe, pois, esta profunda Paz
de acordo com o belo prazer divino.
Peçamos ao Deus Menino
que nos consuma nesta divina chama,
neste fogo que veio trazer à terra.» 


B. Isabel da Trindade, Carta 220

Minha Mãe,
Entrego este Novo Ano em Vossas mãos,
com tudo o que ele me trouxer!
Sei que fui feito para a eternidade que não passará!
Por isso, ensinai-me e ajudai-me a viver o Céu na terra,
isto é, a colocar, não os problemas,
mas o Teu Filho,
no centro da minha vida!
Sei como isso é tão difícil,
mas sei também que só Ele é o dador da paz,
da paz que tanto anseio e busco.
Que a procure sempre onde ela se encontra:
no Coração do Vosso filho.
Ele é a nossa Paz!


(via "Carmelitas")

Agradecer sempre!

Monday, December 31, 2012

Santa Maria Mãe de Deus


Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.

No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

Misssa de Palestrina

Te Deum Laudamus

Sunday, December 30, 2012

Tinham um só coração no amor

É que não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos
– no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus
– sem que se dê graças a São José
pelo muito que então Os ajudou.» 

 
Santa Teresa de Jesus, Vida 6, 8

Jesus Menino,
esta Família humana onde nascestes
está cheia de Amor,
de entreajuda,
de esquecimento próprio
pelo bem dos outros.
Tanto aprendestes com Maria e José!
Especialmente fostes muito amado
e o Vosso Coração aprendeu a amar.
Maria e José
souberam abrir o teu coração ao Amor do Pai.
Jesus Menino,
peço-Vos que concedais a todas as crianças
uma Família de Amor!
Não há nada de maior e melhor
que se possa oferecer a alguém!
De nada servem os bem deste mundo,
quando o coração está frio de amor.
Dai-me a capacidade para me dar aos outros,
como Maria e Jesus,
para assim poder ajudar a abrir os corações
daqueles que amo,
ao Vosso Amor! 


(via "Carmelitas")

Solenidade da Sagrada Família

A celebração da Solenidade da Sagrada Família de Nazaré actualiza o apelo do Papa João Paulo II dirigido a todas as famílias do mundo: «Família, torna-te aquilo que és!» (João Paulo II, Familiaris Consortio, 17). Sim, aquilo que é «desde o princípio» (Cf. Mt 19, 3-6), segundo o plano de Deus. Trata-se de um convite a tornar-se verdadeira comunidade de amor, duradoura e firme, onde a vida humana possa germinar e crescer, onde possa ser defendida por toda a duração da mesma, desde o instante da concepção até ao seu termo natural.