Grupo de Oração de Nova Oeiras


Grupo de Adoração de Nova Oeiras

O Grupo de Adoração de Nova Oeiras tem vindo a a fazer, desde o ano 2000, adoração ao Santíssimo Sacramento à 5ª-feira, das 10:30 às 19:00 horas, na Igreja Paroquial de Nova Oeiras.

Friday, June 10, 2011

O dom do Espírito requer uma oração perseverante

O termo original grego para "perseverante" indica uma acção tenaz, insistente, uma ocupação assídua e constante em alguma coisa. Maria e os Apóstolos eram perseverantes ou assíduos na oração, o que significa "tenazmente agarrados" à oração.

Orar longamente, com perseverança, não significa orar com muitas palavras, ou com uma multidão de palavras vazias de sentido, como os pagãos. Ser perseverante na oração significa pedir frequentemente, não deixar de pedir, não desanimar de esperar, nunca se render. Significa não descansar nem dar descanso a Deus: "Vós que recordais o Senhor, não repouseis e não O deixeis descansar até que restabeleça Jerusalém (Is 62, 6-7).

É o Espírito Santo que torna possível a oração contínua. "Quando o Espírito Santo estabelece a sua morada num homem, este nunca pode deixar de orar, porque o Espírito nunca deixa de orar nele. Quer durma, quer esteja acordado, a oração nunca abandona a sua alma, o perfume da oração desprende-se espontaneamente da sua alma. Daí em diante ele ora continuamente" (Isaac de Nínive, séc. VII).

E a novidade trazida pelo Espírito Santo, para a vida de oração, consiste no facto de Ele reformar o "ser" do orante, suscita o homem novo, o homem amigo e aliado de Deus. Ele não se limita a dizer-nos o que devemos fazer, mas fá-lo connosco.

P.e R. Cantalamessa

No comments: